Yoga e Cultura de Paz nas Escolas

Por: Ricardo Hugo Gonzalez (IEFES/UFC)

Assistir notícias sobre violência já virou rotina no cotidiano brasileiro. No contexto escolar não é diferente. A adoção de ações preventivas da violência desde os primeiros atos isolados a partir da infância e adolescência é imperioso.

Um programa que contribua a ter consciência das emoções e ver a vida com uma perspectiva diferente possibilitara indivíduos promotores da paz. A Yoga, prática milenar de mais de 5.000 anos, se propõe auxiliar no atual contexto estressante e violento.

Apenas uma educação orientada para os valores humanos pode transmitir verdadeira inteligência. Devemos criar um sistema nas salas de aula onde os jovens aprendam a aumentar sua consciência e não apenas assimilar informação. Precisamos integrar os valores humanos de compaixão, cuidado e compartilhamento no nosso sistema educacional para estabelecer a fundação para uma sociedade completamente próspera a longo prazo. Uma educação completa é o que empondera indivíduos para assumirem o papel de cidadãos globais, fazendo a comunidade local mais forte e o mundo um lugar mais seguro e melhor de se viver”. – Sri Sri Ravi Shankar

As escolas são essenciais nas suas comunidades e sua missão é educar e transformar as futuras gerações. A educação, na atualidade, visa somente informações e habilidades acadêmicas valiosas. Qual seria o impacto de uma maior abrangência de habilidades e autoconhecimento? Que tipo de cidadãos a sociedade está precisando? Os sistemas educacionais batalham para conseguir novos padrões de educação, que até o presente não está conseguindo acompanhar a evolução da sociedade.

Qual seria o impacto de ações conjuntas de escolas, professores e familiares engajados na construção da paz? É possível ensinar numa perspectiva da cultura da paz?

.
.

Experiência YOGA NA ESCOLA – Possibilidades pedagógicas com alunos da graduação em educação física

O vídeo abaixo, realizado no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFES/UFC), em Fortaleza, demonstra o potencial da yoga em aumentar a consciência e construir uma cultura de paz nas escolas: